Cult



Filme O primeiro da classe (front of the class)




O filme "O primeiro da classe" (  ou front of the class), mostra o drama e a perseverança de um jovem que luta para ser professor, mesmo sendo portador da síndrome de tourette. Essa doença, também conhecida como “síndrome de La tourette”, causa espasmos cerebrais de formas variadas nos portadores , e se manifesta em cada pessoa com sinais sempre diferentes. Seus sintomas são movimentos e sons emitidos involuntariamente principalmente em momentos de tensão. O filme é um drama baseado no livro de Bradley Cohen.

O filme apresenta, de forma clara, as dificuldades que um jovem portador de uma doença pode sofrer para entrar no mercado de trabalho, os equívocos de profissionais de educação que, por despreparo, ao invés de focarem-se na individualidade do aluno, o excluem por não entenderem seu problema e nos mostra o impacto positivo que podemos causar em toda a vida de uma criança, se simplesmente tratarmos suas limitações naturalmente. 
Mas, o mais intrigante e desafiador, é a forma que o próprio Brad encara sua doença, fazendo com que ela seja sua motivação ao invés de limitação. Amensagem sobre a força que tem um sonho é bem clara no filme.
Pessoalmente, acho um dos melhores filmes sobre a profissão de educador.





NARRADOR DE JAVÉ 


O filme retrata a história oral - e a tentativa de escrevê-la - do povoado do Vale do Javé, no interior da Bahia. O enredo do filme se baseia na tentativa dos moradores registrarem no papel as histórias de valor que aconteceram na cidade, pois esse está prestes a virar uma represa de uma hidrelétrica.Eles tinham como objetivo usar a escrita para elaborar um dossiê e tornar sua história científica para que fosse realizado o tombamento da cidade como patrimônio histórico. Para tal feito, foi incumbido Antônio Biá, que era o único adulto alfabetizado do Vale, mas se tratava de uma pessoa totalmente inescrupulosa, que já havia sido expulso de javé por inventar calúnias sobre os moradores.E mais uma vez, Antônio Biá os decepcionou, porque depois de percorrer toda a cidade colhendo depoimentos, nada registrou no livro, justificando que nenhuma daquelas histórias serviria como base científica para conseguir o objetivo galgado por toda Javé.

E assim foi: inundaram a cidade para a construção da hidrelétrica.



PET UFES

Olá, para quem não conhece o PET é um  Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) visando ao melhor preparo dos alunos da graduação. Desde o ano de 2000, a coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Ensino Superior(Sesu), vinculada ao MEC. Existem mais de 700 grupos PET no País, espalhados nas diversas áreas do conhecimento. Na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) temos 11 PETs, os PET cursos: Economia, Educação Física, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação, Licenciatura, Matemática, Psicologia, e Serviço Social; e os Conexões de Saberes, que são multidisciplinar: Cultura, Educação e Licenciatura.Cada programa, é composto por aproximadamente 12 bolsistas.O programa destina-se a alunos dos cursos de graduação e tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de sua formação. Paralelamente, tem-se em vista melhorar o curso no qual atuam, fazendo uso de um maior envolvimento entre os bolsistas e os demais alunos. Mais informações no sitte: http://www.inf.ufes.br/~petufes/.

Temos dois integrantes do blogger que fazem parte do PET UFES: PET Conexões Educação que busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Somos alunos de graduação de classes populares urbanas das áreas de Licenciatura Pedagogia, Arte e Educação Física. Buscamos qualificação e acessibilidade do ensino acadêmico nas inquietações do trabalho docente na Educação Infantil.  Para maiores informações entre no sitte: http://petconexoeseducacao.blogspot.com.br/

PET Conexões Licenciatura tem como finalidade mostrar os projetos e pesquisas desenvolvidos pelos petianos da licenciatura. Sempre com atualizações do dia-a-dia dos Petianos da Licenciatura. Para maiores informações visite o sitte: http://petlicenciatura.blogspot.com.br/




De Cinéfilo para Cinéfilo: "Muito Além do Cidadão Kane"







A universidade contribui em muitos aspectos para construção da nossa subjetividade e para quem gosta de cinema saiba que tem alguns professores amantes dessa arte como nós. Neste espaço já tive a oportunidade de assistir ótimos filmes, estes que colaboraram para um novo olhar e uma formação crítica perante a realidade que nos cerca. 
Segunda-feira temos a disciplina de Geografia (conteúdo e metodologia) e o professor que ministra, e com excelência, participa dessa "Sociedade dos Poetas Mortos", fez com que tivéssemos a oportunidade de assistir "Muito Além do Cidadão Kane" (1993). Este documentário britânico de  Simon Hartog traz à tona a influência da mídia e de que maneira acontecimentos que ocorriam na época da Ditadura Militar foram invisibilizados com auxílio de uma programação que promovia a alienação (que ocorre até hoje).
#Indico!


Título Original: "Beyond Citizen Kane".
Sinopse: Muito Além do Cidadão Kane é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Chanel 4, uma rede televisiva pública do Reino Unido. Mostra as Relação poder e mídia.
Em DVD: 1993 (Mundial). 
105 min - Documentário.
Direção / roteiro: Simon Hartog.
Elenco: Antônio Carlos Magalhães, Armando Falcão, Armando Nogueiro e Chico Buarque de Hollanda.
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Abraços,
Fernanda Novaes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário